Dia Internacional do Idoso no Centro Social Paroquial de Torres Vedras

A propósito do Dia Internacional do Idoso, que se comemora todos os anos a 1 de outubro, o Centro Social Paroquial de Torres Vedras promoveu uma atividade intergeracional entre os seus utentes de palmo e meio e os de maior idade. A iniciativa, promovida pela equipa da Creche e Jardim de Infância, permitiu lembrar a importância de valorizar as competências e os saberes de cada um.

 

“Para celebrar este dia, um convite queremos anunciar: a vossa ajuda será preciosa para uma horta podermos criar.” Foi este o mote com que o grupo de crianças da Creche e Jardim de Infância do CSPTV se apresentou aos utentes do Centro de Dia, no mesmo edifício. Levavam consigo este convite especial: a criação de uma horta a partir do conhecimento que cada um dos utentes tem nesta matéria e “o desafio foi acolhido primeiro com surpresa mas depois com abertura e satisfação”, relata Vera Arnaud, educadora de infância e responsável pelo Jardim de Infância.

Neuza Oliveira, psicóloga e responsável pelo Serviço de Apoio Domiciliário, revela que existe nos idosos e idosas uma tendência para ficar à margem “simplesmente porque já não se identificam como tão capazes”. Foi também para contrariar esta tendência, que a iniciativa interna se desenrolou.

O Centro Social Paroquial de Torres Vedras conta, atualmente, com duas respostas sociais na área do apoio sénior, o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, através das quais beneficia, aproximadamente, 150 utentes e suas famílias.
Enquanto instituição que lida todos os dias com esta população, o dia foi ainda ocasião para lembrar que os desafios são muitos, incluindo a manutenção da autonomia da pessoa idosa já que tem sido crescente o número de utentes a procurar o Centro Social Paroquial já com um elevado grau de dependência.

As pessoas definem outras prioridades, veem hoje as coisas de outra forma, porém deviamos todos considerar a manutenção das capacidades de cada pessoa sénior como um aspeto de elevada importância ao seu bem estar”.

One Comment