Dia Mundial da Erradicação da Pobreza no Centro Social Paroquial de Torres Vedras

No passado dia 17 de Outubro, assinalou-se o Dia Mundial da Erradicação da Pobreza.

erradicação da pobreza 2

 

O Centro de Intervenção Comunitária (CIC), organizou uma iniciativa alusiva a este dia que contou com a participação de um representante da Ordem dos Franciscanos do Varatojo e da Concha de Santiago, entidades que no seu dia-a-dia intervêm no combate da pobreza.

 

 

erradicação da pobreza 12
Esta ação de sensibilização teve como público alvo os jovens do CIC, e respetivos encarregados de educação, e teve o objetivo de alertar e consciencializar para esta problemática que afeta cada vez mais famílias.

Os jovens manifestaram o seu interesse, tendo questionado os intervenientes ao longo da sessão. Tendo, inclusivé, alguns deles manifestado vontade de participar em ações de voluntariado com os respetivos pais.

 

No Serviço de Apoio Domiciliário a equipa debateu “A pobreza na cidade de Torres Vedras”.

 

As crianças do Jardim de Infância, elaboraram um cartaz e construíram um texto onde desenvolveram os seus conceitos e ideias sobre o que é a pobreza e o que podemos/devemos fazer:

desenho crianças

Pobrezaé ser pobre. É não ter jóias, nem dinheiro, não ter nada para comer. É não ter casa, não ter frigorífico, não ter quarto e cama, e viver na rua. É não ter bicicletas e brinquedos para brincar. É não ter sapatos, não ter roupa para vestir. É andar mal vestido e com frio e com fome. É não tomar banho, andar sujo. Os pobres não têm banheira, andam sujos. Tomam banho à chuva. Os pobres andam tristes. Eles dormem no chão lá na rua. Se dormem na estrada, alguém atropela. Vivem com frio.”.

 

Podemos/devemosdar roupa, sapatos para calçar, um chapéu para pôr na cabeça. Dar comida e água e sumos. Ajudar os pobres.
Ajudar a arranjar trabalho para ganharem dinheiro para poderem comprar muitas coisas, para terem comida, roupas e sapatos.

Ter amigos que ajudam a arranjar uma casa, assim, tinham onde morar, não dormiam na rua, tinham frigorífico, tinham sanita e já não tinham frio.”.