Festa da Primavera: CSPTV coorganizou iniciativa para população sénior

 

Festa da Primavera encheu o Pavilhão Multiusos com atividades de promoção de saúde e muita animação

 

O Pavilhão Multiusos, em Torres Vedras, foi palco de mais uma edição da Festa da Primavera, um evento aberto ao público que decorreu a 9 de maio e que reuniu mais de 500 visitantes para um dia repleto de atividades lúdicas e de convívio.

A iniciativa foi promovida por diversas Instituições locais de apoio a Idosos com o objetivo promover a participação ativa dos séniores em atividades que vão ao encontro dos seus interesses.

Do programa fizeram parte diversas demonstrações de atividades desportivas, atuações musicais e ainda um momento de baile. Paralelamente, e ao longo de todo o dia, foram disponibilizados naquele espaço atendimentos, rastreios e cuidados vários no âmbito da saúde e do bem-estar. Para os que se inscreveram antecipadamente, decorreu ainda um almoço convívio no qual participaram cerca de 200 pessoas, na sua maioria utentes das Instituições organizadoras.

Este ano, a organização esteve a cargo de cinco Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que têm em comum o trabalho desenvolvido com a população sénior. Para além do Centro Social Paroquial de Torres Vedras (CSPTV), estiveram envolvidas a Casa do Povo da Freiria, a Casa do Povo de Runa, o Centro Social e Cultural de Ribamar e a Associação de Socorros da Freguesia da Carvoeira.

Pelo CSPTV participaram, como vem sendo hábito, alguns dos nossos utentes do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.

A Festa da Primavera integra o programa Festa Sénior 2018, um programa intermunicipal de atividades para séniores, partilhado por seis Municípios da Região Oeste. De acordo com a Vereadora Ana Umbelino, “a Câmara Municipal de Torres Vedras, reconhece o valor do trabalho em rede e consagra às organizações da economia social um papel insubstituível na promoção de um envelhecimento ativo saudável e participativo”. Desafiar à inclusão da população sénior e incentivar a um envelhecimento ativo e positivo, foram outros dos propósitos desta iniciativa conjunta.