Prémio BPI “la Caixa” Infância 2021 – CIC

centro social paroquial de torres vedras

 

O CIC, resposta social do Centro Social Paroquial de Torres Vedras, candidatou-se, no ano passado, ao Prémio BPI “la Caixa” Infância 2021, com o projeto “100 Gerações” e venceu!

É um projeto que visa capacitar e colmatar a insuficiência de recursos do CIC, no sentido de diminuir as desigualdades no bem-estar e integração sociais, fomentando a equidade e inclusão social da comunidade infanto-juvenil mais carenciada. O principal problema a resolver prende-se com os efeitos nefastos da pandemia neste público, quer a nível do impacto psicológico e saúde mental, a nível da acentuação das assimetrias e desigualdades sociais, insuficiência de recursos das equipas de intervenção social, baixos rendimentos familiares e insuficiente acompanhamento às crianças e jovens carenciados, bem como no combate ao abandono escolar precoce.

O “100 Gerações” consiste num conjunto de atividades lúdico-pedagógicas na área do saber ser, estar e fazer, com o intuito de capacitar os beneficiários de competências pessoais, sociais, cognitivas e emocionais. A nossa intervenção maioritária dirige-se a famílias mosaico, disfuncionais e com múltiplas problemáticas, onde os principais lesados são os mais novos. Pretendemos ser para estes jovens um lugar seguro, onde têm espaço para crescer, ser criança e aprender! As atividades pretendem promover a autonomia, a responsividade, hábitos de vida saudável, competências para a vida adulta – gestão doméstica e literacia financeira, ocupação de tempos livres, estimulação à aprendizagem e trocas intergeracionais.

Atividades a desenvolver:

Aliment.Ação 100G
Através da dinamização de sessões de educação para a saúde, pretende-se proceder à confeção de refeições saudáveis e saborosas aplicando conceitos e técnicas simples de culinária;

Brigada 100G
Através da dinamização de sessões de educação para a saúde, pretende-se proceder à prática diversa de exercícios físicos;

Dança 100G
Através da dinamização de sessões de dança, pretende-se permitir o contacto com um mundo artístico aliado a um estilo de vida saudável;

Aprender a brincar 100G
Através da dinamização de sessões lúdico-pedagógicas, pretende-se um desenvolvimento da aprendizagem formal e informal;

Casa Comunitária
Pretendemos que seja um espaço neutro que permita uma educação para a vida, sem invadir a privacidade das famílias, treinando competências: gestão doméstica, literacia financeira, formação de cuidadores formais/informais, convívios e férias.

 

Com este projeto, o Centro Social Paroquial de Torres Vedras deseja corresponder às necessidades e expectativas de quem confia em nós. Desejamos um 2022 com muito sucesso, mantendo-se o nosso compromisso de solidariedade com toda a comunidade.