As atividades de Março, do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário

O Baile da Pinha vem sempre animar o nosso mês de março. Entre bailarico, tentar a sorte com as rifas e abrir a pinha… nada falta! Criámos elementos decorativos para o par concorrente do Centro de Dia do CSPTV para que pudessem ir bonitos para o auge deste baile, quer isto dizer que não faltaram pinhas a decorar o nosso par. Para o ano, queremos mais.

 

Também visitámos a ala de Cuidados Continuados do Hospital SOERAD, especificamente a sala de Animação Sociocultural, ao abrigo do projeto Oficinas de Saber da Câmara Municipal de Torres Vedras. Os/as utentes realizaram pregadeiras em formas de flor, coração e estrela, tendo de utilizar a agulha e linha. O treino da visão e da motricidade fina foi estimulado ao máximo, e claro que os resultados foram excelentes.

 

Com a chegada da altura de Páscoa, o Centro de Dia realiza uma parceria com o Centro de Intervenção Comunitária (CIC) da mesma instituição promovendo a partilha e convívio entre gerações e a realização de uma receita de Páscoa. Este ano, tivemos a colaboração de uma mãe de um jovem do CIC que é especialista na confeção de Bola de Carnes. Os/as nossos utentes desfiaram o frango e cortaram o bacon e chouriço. Após a Bola estar confecionada, foi realizado um lanche partilhado para provarem a Bola de Carnes que estiveram a fazer. Estava deliciosa!

 

No final do mês foi dinamizada uma atividade intitulada por “Conversas com chá” que teve como tema a Páscoa. Tivemos como mote uma conversa com o diácono Joaquim Cruz, onde pudemos refletir sobre o significado e o valor da Páscoa cristã e da forma como pode e deve ser celebrada, também partilhando tradições pessoais dos/as utentes de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário; sendo que ao mesmo tempo os/as utentes puderam beber um chá quentinho e comer umas bolachinhas. Esta foi uma dinâmica para promover o convívio entre idosos/as das duas respostas sociais: SAD e Centro de Dia e celebrar a Páscoa na instituição.