Creche e Jardim de Infância: construir memórias coletivas fora da sala

Com o aproximar das férias e dos merecidos momentos em família, o programa escolar dos pequeninos cedeu espaço à brincadeira e à construção de memórias coletivas para além das salas que os acolhem todos os dias! Passeios, experiências e animação ao ar livre foram cuidadosamente planeados pela equipa pedagógica do Berçário, da Creche e do Jardim de Infância.

Final de ano sem Passeio, não é a mesma coisa, e por isso os alunos visitaram o Convento de Mafra, a 13 de junho. Uma oportunidade para viajar no tempo até aos dias de D. João V e aprender história a partir de estórias do tempo de reis e de raínhas! A aldeia-museu de José Franco, no Sobreiro, localizada entre Mafra e a Ericeira, foi o complemento escolhido para esta atividade.

Já a 15 de junho, sábado, decorreu a Festa de final de ano, um momento pensado e preparado não só para os nossos alunos mas também para as suas famílias. A Festa aconteceu no largo de Santo António e permitiu aos
pais, avós e outros familiares assistir a danças de roda e a marchas interpretadas pelos mais pequenos. Não faltou a entrega de diplomas aos finalistas e o habitual lanche partilhado. No final – em jeito de surpresa – todos foram convidados a uma “aula” de zumba, onde os únicos requisitos eram o movimento e a diversão.
Cientes do dia-a-dia exigente de todos, procurou-se com esta atividade oferecer espaço e tempo para o convívio e para a interação e o interconhecimento entre crianças, familiares e funcionários, incentivando ao diálogo e à partilha de experiências entre todos.

 

 

 

 

 

 

E na praia, com mais ou menos sol, ninguém quis arredar pé. Assim foram as manhãs entre os dias 8 e 12 de julho, na Praia no Navio, em Santa Cruz, onde este ano se realizou a Colónia de Praia, uma das atividades mais apreciadas pelos nossos veraneantes de palmo e meio. E nem os mais pequenos ficaram de fora. Para quem não saiu das instalações do Centro Social Paroquial, o parque superior da Creche acomodou duas piscinas que garantiram brincadeiras na água e risadas de felicidade ao longo de uma manhã.

 

 

 

 

A somar a este programa diversificado, ainda em junho aconteceram no Centro Social Paroquial de Torres Vedras duas peças de teatro: “A que sabe a Lua”, para as crianças do Jardim de Infância, e “A Onda” para as
salas de Creche e Berçário. Momentos de expressão artística assegurados pela Companhia de Teatro “O Biombo”.

 

 

 

 

 

Até ao próximo ano letivo, a equipa pedagógica deseja a todos boas férias!