Creche e Jardim de Infância: propostas pedagógicas desafiam a aprender enquanto se brinca

Ao longo do mês de outubro não faltaram à equipa pretextos para organizar atividades pedagógicas com as crianças do Centro Social Paroquial de Torres Vedras. A Semana da Alimentação e o tradicional “Pão por Deus” foram o mote para umas semanas repletas de oportunidades de aprendizagem a partir da experimentação de novos sabores e texturas.

 

A visita a uma frutaria e a um supermercado marcou o início da Semana da Alimentação para as crianças do Jardim de Infância.

 

 

 

 

Frutas e legumes foram bem selecionados por clientes de palmo e meio que transportaram depois as suas compras até à escola onde as partilharam com os meninos e meninas das salas de Creche. Entre jogos e brincadeiras, todos puderam degustar diferentes tipos de frutas!

 

 

E porque a aprendizagem pode e deve ser partilhada, as crianças convidaram os idosos do Centro de Dia para criar uma horta intergeracional. Couves, alfaces e ervas aromáticas foram plantadas em dois dias de experiências significativas para ambos. A fechar a semana, todos assistiram à dramatização da história “A ovelhinha que veio para o jantar”, assinalando da melhor forma estes dias de brincadeira que também têm um papel importante na sensibilização das crianças e famílias para a importância de uma alimentação saudável.

 

 

A equipa da Creche e do Jardim de Infância lançou ainda um desafio aos pais: decorar um saco de “Pão por Deus” com o seu educando fomentando assim um momento lúdico em família. Os sacos que daí resultaram, muito criativos, deixaram as crianças cheias de orgulho do seu trabalho!

 

A 30 de outubro foi dia de colocar a “mão na massa” e fazer broas. As crianças reuniram-se no refeitório e observaram os adultos a amassar. De seguida, em cada sala, fizeram bolinhas com a massa que depois foram ao forno. No dia seguinte, as crianças distribuíram o “Pão por Deus” pelas várias equipas da Instituição e levaram estas deliciosas broas dentro dos sacos que decoraram, para partilhar com a família.