Atividades natalícias marcam agenda de dezembro nas várias respostas sociais

Um conjunto diverso de atividades natalícias envolveu os utentes das várias respostas sociais do Centro Social Paroquial de Torres Vedras. Crianças da Creche e Jardim de Infância, idosos do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário e jovens do CIC – Centro de Intervenção Comunitária participaram nas propostas de Natal preparadas pelas equipas.

No CIC – Centro de Intervenção Comunitária da Boavista-Olheiros, realizou-se mais uma Colónia de Natal. A equipa programou para as férias escolares um conjunto de momentos que garantiram diversão mas também aprendizagem, estimulando nos jovens o desenvolvimento de competências humanas e sociais.

O programa incluiu uma deslocação à Valorsul para uma atividade de sensibilização ambiental sobre separação de resíduos, reciclagem e compostagem, a visita a Alenquer “Vila Presépio de Portugal”, uma ida às Caldas da Rainha para conhecer o refeitório Comunitário “Garfo” e ainda uma visita ao Museu Municipal Leonel Trindade. Também não faltou espaço para o exercício físico, com um dia de caminhada na cidade e a realização de diversos jogos de condição física.

Sendo a promoção do equilíbrio emocional e da saúde mental um dos eixos de intervenção do CIC, este Natal realizou-se também, pela primeira vez, a dinâmica “Natal dos Afetos”, uma atividade semelhante a um grupo terapêutico, onde os jovens foram convidados a partilhar momentos, sentimentos e emoções. No total das atividades – que incluíram ainda oficinas e workshops temáticos – foram recebidas mais de 130 inscrições, tendo-se registado uma média de 15 participantes em cada. Um número que revela a pertinência das propostas para a comunidade local.

Na área sénior, também foram dinamizadas diferentes atividades, com destaque para a troca de presentes entre os utentes do Centro de Dia e os jovens do CIC, uma iniciativa que se repete com sucesso a cada ano. Em troca de presépios feitos e oferecidos pelo jovens, os utentes seniores ofereceram granola caseira. A vergonha inicial deu lugar uma animada conversa e, já no final, foi impossível distinguir quem gostou mais da iniciativa, se os mais novos ou os mais velhos!

Um grupo de utentes do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Torres Vedras participaram, ainda, no Almoço de Natal conjunto das IPSS da zona oeste, realizado a 12 de dezembro, num restaurante local. Organizado pela Comissão das IPSS’s da Zona Oeste, o evento constituiu o pretexto para um dia diferente e uma oportunidade para o convívio entre utentes de várias Instituições.

Um dos propósitos da agenda natalícia foi, precisamente, celebrar o advento de uma forma conjunta ao mesmo tempo que se promove o sentimento de partilha e de bem-estar.