“Todos somos um” destacado em encontro do Fórum GovInt

“Todos somos um” é mais do que um projeto. É uma ação conjunta que reúne quatro Instituições locais com intervenção na área do Apoio Domiciliário, entre elas o Centro Social Paroquial de Torres Vedras. A iniciativa, de forte pendor colaborativo, foi apresentada em Torres Vedras num evento promovido pelo Fórum para a Governação Integrada (GovInt) e dedicado à colaboração.

O mote foi o Ano Nacional da Colaboração. Para destacar o tema localmente, a cidade acolheu a 22 de maio um encontro do Fórum GovInt no qual foram apresentados diversos projetos alicerçados no princípio do trabalho em rede, entre eles o “Todos somos um”.

Fonte: https://www.facebook.com/forumgovernacaointegrada/

Hugo Nunes, responsável pelo Serviço de Apoio Domiciliário do Centro Social Paroquial de Torres Vedras, foi convidado a apresentar esta iniciativa. “Todos somos um” visa a prestação de cuidados continuados integrados (apoio social e saúde) de uma forma concertada, célere e focada na resolução dos problemas de cada pessoa dependente. Resulta de um trabalho conjunto entre a Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, o Centro Social Paroquial de Torres Vedras, a Fundação Lar de São Francisco e o Lar de São José .

“A ideia surgiu há mais ou menos 20 anos, a partir da intervenção de vários atores no território: instituições sociais a prestar apoio domiciliário e entidades como o Centro de Saúde e o Centro Hospitalar a prestar cuidados de saúde, com quem importava estar em articulação”, explica o responsável.

Apesar das diferentes disponibilidades dos intervenientes na rede ao longo do tempo, foi possível criar desde então uma articulação regular e um encaminhamento de utentes entre as várias entidades e serviços. “Essa é a grande mais valia desta iniciativa”, sublinha, “a partir do trabalho que realizamos em cada instituição e do posterior encaminhamento de utentes para entidades congéneres, garantimos que ninguém fica em lista de espera”.

Uma iniciativa que consegue, ainda, resolver problemas multidimensionais de uma forma mais sustentada, uma vez que evita a duplicação de esforços. Atualmente, entre as quatro instituições parceiras, são apoiados por ano 2760 utentes. Já através de encaminhamentos entre instituições ou que chegam de entidades responsáveis pelos cuidados de saúde, são atendidas cerca de 50 pessoas por ano, numa lógica de resposta imediata aos pedidos.

Para o futuro, e a bem de uma solução cada vez mais eficiente, que sirva a todos, o objetivo é continuar a fortalecer esta rede procurando atingir uma padronização nos procedimentos técnicos, na gestão dos serviços e na partilha de atividades e de recursos.